Ragoût - Atelier de Cozinha

Um lombinho suíno (e pronto)

27 de abril de 2015




... não tinha a intenção de publicar esta receita por ser algo muito simples, mas como o resultado agradou muito, seguimos em frente. Esta peça de carne é apenas um dos elementos para uma receita muita maior, no entanto, vou mostrar como fiz especificamente este lombo. Pode-se apenas preparar um lombo desta forma com uma salada de folhas com azeite e mais nada.

... primeiro tome um lombo suíno com um pouco de gordura, retire os excessos. Com peso entre 700 e 900g. Para dar estrutura a peça de carne amarre com barbante de uso gastronômico.

... para a marinada: páprica doce, espalhe bem sobre a carne, normalmente 2 a 3 colheres de sopa. Açúcar mascavo, espalhe bem sobre a peça de carne, além da doçura na carne ajuda a caramelar. Suco de tamarindo, se for concentrado melhor, 3 colheres será suficiente. Molho shoyo light orgânico, o sabor é muito melhor. Coloque umas 4 colheres de água para deixar o molho menos espesso. Não esqueça de fazer alguns furos na carne para que o molho penetre bem nela. Cubra, leve a geladeira por 24h, e virando de tempos em tempos para equilibrar o tempero.

... o momento do forno: cada um sabe do seu forno, então neste caso, pré-aqueça o forno a pelo menos 180ºC, coloque a carne em uma forma, com um pouco do líquido da marinada para não secar demais, e cubra com um folha de alumínio, deixe no forno por 45min a 1 hora. Depois desse tempo, deixe mais uns 15min descoberto, para que fique dourada. Retire a carne da forma, deixa ela descansar um pouco sobre uma placa coberta com uma folha de alumínio para recompor os líquidos. Com o pouco de líquidos da forma e a crosta restante, faça um molho deglaçando com vinho branco seco, e utilize-o como molho.

Alta gastronomia

Av. Protásio Alves 74 / 302 - Porto Alegre / RS
51 3273 7675 - ragoutand@ragoutand.com.br

Assine nossa Newsletter

up